Nicarágua fecha embaixada e nunciatura do Vaticano após crítica do Papa Francisco.

Regime de Daniel Ortega solicita o fechamento das representações diplomáticas em resposta à declaração do Papa de que a Nicarágua é uma "ditadura grosseira"

O regime da Nicarágua solicitou à Santa Sé o fechamento de suas sedes diplomáticas, embora ainda não haja uma ruptura oficial nas relações entre os dois países. O pedido inclui a nunciatura da representação vaticana no país do ditador Daniel Ortega e a embaixada da Nicarágua junto à Santa Sé. A decisão foi tomada depois que o Papa Francisco descreveu a Nicarágua como uma "ditadura grosseira" em uma entrevista a um jornal argentino Infobae, após a condenação de um bispo nicaraguense a 26 anos e quatro meses de prisão.

Desde setembro de 2021, a Nicarágua não tem embaixador junto à Santa Sé, quando Ortega cancelou a nomeação de Elliette Ortega Sotomayor, e tem apenas um ministro conselheiro. Em março do ano passado, a núncio apostólico Monsenhor Waldemar Stanislaw foi expulso pelo regime da Nicarágua. O ato de fechar as sedes diplomáticas pode ser interpretado como um gesto de retaliação do regime de Ortega contra o Vaticano, que se tornou mais crítico em relação às violações dos direitos humanos no país.

Por Liberdade Nacional 🇧🇷