Atualizado: 14/04/2023 - 13:22
A missão Artemis 2 marca o retorno da exploração humana à Lua e é parte da estratégia da Nasa para estabelecer uma presença duradoura na superfície lunar.
A Nasa anunciou em 3 de abril a tripulação da missão Artemis 2, que levará a primeira mulher e três homens à órbita da Lua em dezembro de 2024. A tripulação será liderada pelo americano Reid Wiseman, que já foi engenheiro de sistemas, piloto de testes e veterano de uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional em 2014. Victor Glover, um engenheiro de sistemas e veterano de uma missão de longa duração na ISS em 2020 e 2021, será o piloto. A especialista em missão Christina Koch, com um mestrado em engenharia elétrica, também fará parte da equipe, juntamente com o canadense Jeremy Hansen, que possui mestrado em física.
O objetivo da missão Artemis é enviar astronautas à Lua em 2025, mais de cinco décadas após as missões Apollo históricas em 1972. A Nasa pretende estabelecer uma presença humana duradoura na superfície lunar e eventualmente lançar uma viagem a Marte. Com esta missão, a Nasa procura desenvolver tecnologias para permitir a exploração espacial em uma escala muito maior do que já ocorreu no passado. A Artemis será a primeira missão tripulada da Nasa desde o encerramento do programa Space Shuttle em 2011.
A Nasa espera que a missão Artemis 2 seja um marco histórico na exploração espacial, uma vez que é uma das primeiras etapas na busca da agência para enviar seres humanos a Marte. A Artemis trará novas descobertas e avanços tecnológicos que podem ajudar a mudar a vida na Terra. A Nasa tem trabalhado em uma série de tecnologias avançadas para suportar missões futuras, incluindo sistemas de propulsão mais avançados e sistemas de suporte à vida em ambientes extremos. Com a Artemis, a Nasa espera abrir novos horizontes na exploração espacial e estabelecer um futuro humano duradouro na Lua e além.